No ano de 2016 a professora orientadora Audaci Maria, da Escola Mun. Nova Morada da Rede Municipal de Ensino do Recife, desenvolveu o projeto #Na Telinha com a turma do 4° ano do ensino fundamental, ganhando o Prêmio de Projeto Destaque, na 10ª Edição do Prêmio Professores do Brasil.
“Em 2016 desenvolvi com minha turma uma sequência de oito oficinas de introdução a linguagem audiovisual. Estas oficinas foram realizadas na Escola Municipal Nova Morada. A ideia surgiu quando comecei a participar de uma formação continuada sobre Criação de Vídeo e Animação Digital. Esta formação foi proporcionada pela rede municipal de ensino do Recife e foi realizada durante todo o ano. Ao participar desta formação senti um fortalecimento da minha prática pedagógica pois compreendi como usar vários softwares para produção audiovisual” revela a professora Audacy, bastante empolgada pelos resultados alcançados.
Nas oficinas os estudantes entraram em contato com as linguagens básicas do Cinema através de experimentos com as técnicas do Minuto Lumière e do stop motion. Ao conhecer essas duas técnicas os estudantes vivenciaram uma aproximação com a câmera e com o ato de filmar dentro de uma perspectiva de autoria cinematográfica. Os alunos participaram de um exercício que mostra como foram as primeiras filmagens do cinema no século XVIII (ao exercitar a técnica do Minuto Lumière) refletindo sobre como era a produção desses vídeos pelos irmãos Lumière fazendo um paralelo com a maneira como fazemos vídeos hoje ao experimentar também a criação de vídeos usando o aplicativo stop motion lite.