O projeto de Cinema da Escola Educador Paulo Freire vem sendo realizado desde 2014.Com o incentivo da multiplicadora Audrey Carneiro, fizemos uma reunião para escrever o projeto.Em seguida foram traçados as metodologias para cada série participante de acordo com a necessidade de cada turma para instigando e incentivando a leitura e escrita da criança.
As idealizadoras do projeto foram Maria Helena Marque e Rute Costa onde nos anos seguintes outras professoras aderiram.Neste mesmo ano houve a apresentação do projeto para o grupo de gestores.Nos anos de 2015 até os dias atuais a proposta tem sido desafiadora onde atualmente todas as turmas da escola M. Educador Paulo Freire em torno de 645 crianças do G V ao 5º ano e a turma do EJA com 27 adultos.
Nesse projeto, os idealizadores conseguem através de diversas atividades angariarem recursos para levar estes estudantes ao cinema, mas também ainda propiciarem o refrigerante e a pipoca para todos. Esse iniciativa louvável já se tornou uma tradição na escola. A dedicação das professoras é além de emocionante um exemplo de que com: trabalho e dedicação, mesmo os obstáculos e possíveis limitações podem ser superados. Certamente muitas das crianças que não têm acesso ao cinema comercial, jamais esquecerão tal experiência.
A atividade será realizada sempre nos meses de Setembro a Outubro a fim de enfatizar a importância do cinema nas salas de aula agregando as tecnologias, e assim trabalhar de forma interdisciplinar as diversas
disciplinas e também de maneira prazerosa.
Assim, através do “Projeto Cinema na Escola” a E.M. Educador Paulo Freire,tem possibilitado aos nossos estudantes ao acesso à cinematografia nacional e local de longas e curtas-metragens, visando a formação sociocultural e política no âmbito Escolar.
A escola ainda realiza exibições internas, faz formações e está criando um espaço dedicado ao Cinema que contara com uma sala multifuncional de produção, formação e exibição de filmes.
Sendo assim, diante de tanta dedicação e realizações a escola Educador Paulo Freire, e suas profissionais tão dedicadas vêm a cada ano consolidando-se com um dos grandes exemplos e referências de projetos audiovisuais de sucesso na Rede Municipal de Ensino do Recife.