No ano de 2016 a professora orientadora Audaci Maria, da Escola Mun. Nova Morada da Rede Municipal de Ensino do Recife, desenvolveu o projeto #Na Telinha com a turma do 4° ano do ensino fundamental, ganhando o Prêmio de Projeto Destaque, na 10ª Edição do Prêmio Professores do Brasil.

Estudantes da Escola Nova Morada no I Festival 7Cine de Audiovisual

“Em 2016 desenvolvi com minha turma uma sequência de oito oficinas de introdução a linguagem audiovisual. Estas oficinas foram realizadas na Escola Municipal Nova Morada. A ideia surgiu quando comecei a participar de uma formação continuada sobre Criação de Vídeo e Animação Digital. Esta formação foi proporcionada pela rede municipal de ensino do Recife e foi realizada durante todo o ano. Ao participar desta formação senti um fortalecimento da minha prática pedagógica pois compreendi como usar vários softwares para produção audiovisual” revela a professora Audacy, bastante empolgada pelos resultados alcançados. 

Profª Audacy Recebendo Certificação do Secretário de Educação de Pernambuco

Nas oficinas os estudantes entraram em contato com as linguagens básicas do Cinema através de experimentos com as técnicas do Minuto Lumière e do stop motion. Ao conhecer essas duas técnicas os estudantes vivenciaram uma aproximação com a câmera e com o ato de filmar dentro de uma perspectiva de autoria cinematográfica. Os alunos participaram de um exercício que mostra como foram as primeiras filmagens do cinema no século XVIII (ao exercitar a técnica do Minuto Lumière) refletindo sobre como era a produção desses vídeos pelos irmãos Lumière fazendo um paralelo com a maneira como fazemos vídeos hoje ao experimentar também a criação de vídeos usando o aplicativo stop motion lite.