O projeto de Cinema da Escola Educador Paulo Freire vem sendo realizado desde 2014.Com o incentivo da multiplicadora Audrey Carneiro, fizemos uma reunião para escrever o projeto.Em seguida foram traçados as metodologias para cada série participante de acordo com a necessidade de cada turma  para instigando e incentivando a leitura e escrita da criança.

Professoras em Planejamento do Projeto

As idealizadoras do projeto foram Maria Helena Marque e Rute Costa onde nos anos seguintes outras professoras aderiram.Neste mesmo ano houve  a apresentação do projeto para o grupo de gestores.Nos anos de 2015 até os dias atuais  a proposta tem sido desafiadora onde atualmente   todas as turmas da escola M. Educador Paulo Freire em torno de 645 crianças do G V ao 5º ano e a turma do EJA com 27 adultos.

Formação de Professoras com Equipe 7Cine

Nesse projeto, os idealizadores conseguem através de diversas atividades angariarem recursos para levar estes estudantes ao cinema, mas também ainda propiciarem o refrigerante e a pipoca para todos. Esse iniciativa louvável já se tornou uma tradição na escola. A dedicação das professoras é além de emocionante um exemplo de que com: trabalho e dedicação, mesmo os obstáculos e possíveis limitações podem ser superados. Certamente muitas das crianças que não têm acesso ao cinema comercial, jamais esquecerão tal experiência.

Estudantes assistindo filme na Escola

A atividade será realizada sempre nos  meses de Setembro a Outubro a fim de enfatizar a importância do cinema nas salas de aula agregando as tecnologias, e assim trabalhar de forma interdisciplinar as diversas

disciplinas e também de maneira prazerosa.

 

Assim, através do “Projeto Cinema na Escola” a E.M. Educador Paulo Freire,tem possibilitado aos nossos estudantes ao acesso à cinematografia nacional e local de longas e curtas-metragens,  visando a formação sociocultural e política no âmbito Escolar.

 

A escola ainda realiza exibições internas, faz formações e está criando um espaço dedicado ao Cinema que contara com uma sala multifuncional de produção, formação e exibição de filmes.

Sendo assim, diante de tanta dedicação e realizações a escola Educador Paulo Freire, e suas profissionais tão dedicadas vêm a cada ano consolidando-se com um dos grandes exemplos e referências de projetos audiovisuais de sucesso na Rede Municipal de Ensino do Recife.